Livros

Coleção Mandacaru

A Coleção Mandacaru inaugura uma série de publicações em acesso aberto e gratuito. Esse tipo de licença permite a reprodução total ou parcial das obras publicadas, desde que os direitos autorais da publicação sejam protegidos

Autoras: Anna Lowenhaupt Tsing, Athena Athanasiou, Chiara Albino, Jainara Oliveira, Mariana Melo, Melinda Cooper e Wendy Brown.

ISBN: 978-65-995519-1-8

Resumo: Este livro é resultado do nosso compromisso político-intelectual e da nossa análise crítica dos tempos atuais. A nosso ver, trata-se de tempos sombrios fortemente marcados por uma profunda crise do capitalismo ou, mais precisamente, da governança neoliberal. Sendo assim, publicamos este livro em um momento em que as ciências sociais contemporâneas brasileiras têm se interessado cada vez mais em analisar os efeitos do neoliberalismo, do neoconservadorismo e dos estados de crise em nosso país. Decidimos fazê-lo com base no nosso objetivo de contribuir diretamente com as análises sociais, políticas, econômicas e culturais e com os debates públicos que estão em circulação na nossa sociedade, pois, acreditamos, os tempos em que atualmente vivemos necessitam desse tipo de contribuição intelectual.


Chiara Albino, Jainara Oliveira & Mariana Melo (Orgs.)

Download


Autoras: Alana Aragão Ávila, Chiara Albino, Hélder Pires Amâncio, Igor Luiz Rodrigues da Silva, Jainara Oliveira, Vera Fátima Gasparetto e Virgínia Squizani Rodrigues.

ISBN: 978-65-995519-0-1

Resumo: Neste livro, consideramos que não deveríamos descartar o termo neoliberalismo, mas mantê-lo, o que exige, por conseguinte, um refinamento de seu uso. Nesse sentido, os ensaios aqui reunidos demonstram que não há uma maneira única de estudar o neoliberalismo. Neles, as autoras e os autores apresentam um livro específico e destacam suas principais contribuições. Ao retomarem as análises de Wendy Brown, Melinda Cooper, Nancy Fraser, Anna Tsing, Achille Mbembe e Verónica Gago, os ensaios assinalam como tais análises discutem, cada uma à sua maneira, os efeitos das políticas econômicas neoliberais na sociedade, no Estado e nos processos de constituição dos sujeitos.


Chiara Albino & Jainara Oliveira (Orgs.)

Download


Autoras: Alana Aragão Ávila, Chiara Albino, Jainara Oliveira, Kamylla Cavalcante Taques dos Reis, Moisés Lopes, Sabrina Melo Del Sarto e Virgínia Squizani Rodrigues.

ISBN: 978-65-995519-3-2

Resumo: Este livro desenvolve uma reflexão cultural e social sobre a articulação entre saúde e políticas da vida. Trata-se, mais precisamente, de discutir a nossa condição biopolítica contemporânea, isto é, as diferentes formas de administração dos corpos, de intervenções e controles reguladores das populações e dos sujeitos, de tecnologias políticas da vida, de processos de subjetivação e de medicalização do sofrimento psíquico, assim como a pluralidade das práticas estatais, das políticas públicas e dos serviços de saúde. Nele, os ensaios discutem a questão da saúde e das políticas da vida a partir das negociações que caracterizam as relações entre processos de saúde e doença, modos de atenção à saúde e práticas terapêuticas locais.


Chiara Albino & Jainara Oliveira (Orgs.)

Download